Filmes de 2015

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Queridos Cineastas: Os Melhores Diretores de Cinema


Livros estão para filmes assim como cineastas estão para leitores? Este raciocínio lógico pode parecer um tanto incomum, mas todo bom leitor gostaria de ver suas histórias e sagas ganhar vida em animações cinematográficas, ou não! Adaptar bons livros requer uma visão da história ainda mais complexa do a do próprio escritor. Este é o motivo deste post, avaliar a capacidade e o desempenho de cineastas e diretores de cinema, principalmente, quando resolvem estabelecer cenários e personagens para nossos livros preferidos. Entre os cineastas que mais se destacam neste quesito estão:


                                                   James Cameron

                               

James Francis Cameron, nascido à 16 de agosto de 1954,  é um premiado cineasta, produtor, roteirista e editor canadense. É bacharel em Física pela Universidade da Califórnia e também explorador dos fundos oceânicos, tendo sido, em 26 de março de 2012, o primeiro homem a descer sozinho num batiscafo ao fundo da Fossa das Marianas. Famoso mundialmente por introduzir mulheres como protagonistas nos seus filmes, seus roteiros incluem Michael Biehn, Sigourney Weaver, Jenette Goldstein, Bill Paxton, Lance Henriksen e Arnold Schwarzenegger. Foi o primeiro cineasta a produzir e dirigir um filme com custo superior a 100 milhões de dólares, e mais tarde investiu mais de 200 milhões de dólares para produzir Titanic.

Cameron, considerado um dos maiores cineastas a trabalhar com efeitos especiais, dirigiu muitos  clássicos de Ficção Científica  É dele a direção dos dois maiores filmes em receitas de bilheteira da história do cinema: Avatar e Titanic.
Filmografia: Avatar I e II, Titanic, O Exterminador do Futuro I, II, III, IV e V, True Lies.

                                                               Quentin Tarantino

                                

Quentin Jerome Tarantino nasceu em 27 de março de 1963, é um diretor, roteirista, produtor de cinema e ator dos Estados Unidos. Alcançou a fama rapidamente no início da década de 1990 por seus roteiros não-lineares, diálogos memoráveis e o uso de violência que trouxeram uma vida nova ao padrão de filmes norte-americanos.
É o mais famoso dos jovens diretores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90, tornando-se conhecido pela sua verborragia, seu conhecimento enciclopédico de filmes, tanto populares, quanto os considerados "cinema de arte".
Filmografia: Pulp Fiction: Tempo de Violência, Kill Bill I e II, Um Drink no Inferno, Planeta Terror.

                                              Martin Scorsese

                         

Martin Charles Scorsese nasceu em  Nova Iorque, em  17 de novembro de 1942,  é um cineasta, produtor de cinema, roteirista e ator norte-americano. É amplamente considerado como um dos maiores diretores de todos os tempos. Em 2007, depois de tantas vezes ser ignorado, venceu o Oscar de Melhor Diretor com The Departed. Scorsese é reconhecido por gostar de Leonardo DiCaprio em seus filmes.
Filmografia: O Lobo de Wall Street, A Invenção de Hugo Cabret, Ilha do Medo.

                                          Alfred Joseph Hitchcock

                                      

 Nasceu em Londres em 13 de agosto de 1899, faleceu em Los Angeles, à 29 de abril de 1980. Cineasta britânico, considerado o "Mestre dos filmes de suspense" , foi um dos mais conhecidos e populares realizadores de todos os tempos.
Filmografia: Psicose, Os Pássaros, Janela Indiscreta.

                                            Francis For Coppola

                               

Francis Ford Coppola nasceu em Detroit, em  7 de Abril de 1939,  produtor, roteirista e cineasta norte-americano, Coppola é mais reconhecido internacionalmente por dirigir uma das mais aclamadas trilogias da história do cinema. Pai da também cineasta Sofia Coppola, avô da também cineasta Gia Coppola e tio do ator Nicolas Cage. Já foi indicado 14 vezes ao Oscar e venceu por 5 vezes.
Filmografia: O Poderoso Chefão. O Grande Gatsby, Frankenstein.

                                               Steven Spielberg

                            

Steven Allan Spielberg  nasceu em Cincinnati, em  18 de dezembro de 1946, cineasta, produtor cinematográfico, roteirista e empresário norte-americano. Spielberg é o diretor que mais filmes tem na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos, feita pelo American Film Institute. Ele é considerado um dos cineastas mais populares e influentes da história do cinema. Até o momento a rendimento bruto de todos os seus filmes, em todo o mundo, é de mais de 8,5 bilhões de dólares. A Forbes calcula a riqueza de Spielberg em 3,2 bilhões de dólares.
Spielberg venceu o Oscar de Melhor Diretor duas vezes por A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan. 
Filmografia; Jurassic Park, Indiana Jones, As Aventuras de Tim Tim, Cavalo de Guerra, Guerra dos Mundos, O Terminal, Poltergeist, o Fenômeno, Os Goonies, Gasparzinho.

                                                                  Tim Burton

                                  


Timothy Walter Burton ou "Tim" Burton (Burbank, nasceu em 25 de agosto de 1958, é um dos maiores cineastas norte-americanos. Frequentemente, seus filmes acompanham os atores Johnny Depp e Helena Bonham Carter, com quem mantinha um relacionamento sério desde 2001 até 2014 e tem dois filhos, e Danny Elfman compondo a trilha sonora. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou projetos sobre Ed Wood e chamou para estrelar seus trabalhos, os notórios atores Vincent Price e Christopher Lee.
Filmografia: Edward, mãos de tesoura, A Noiva Cadáver, Os Fantasmas se Divertem, Alice, no País das Maravilhas, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, A Fantástica Fábrica de Chocolates, Sweeney Todd: o barbeiro assassino, Sombras da Noite, Planeta dos Macacos, Abraham Lincolm, o caçador de vampiros, João e Maria, O Orfanato da Srta Peregrine.

                                                          Guillermo del Toro

                             

 Nasceu em Guadalajara, México, em  9 de outubro de 1964. Criado pela sua avó, Del Toro desenvolveu interesse por cinema quando adolescente. Mais tarde, aprendeu sobre efeitos e maquiagem com Dick Smith (que trabalhara em O Exorcista e em várias curtas metragens).
Aos 21 anos, Del Toro foi produtor executivo de seu primeiro filme, Dona Herlinda e seu Filho, em 1986. Por dez anos, trabalhou como supervisor de maquiagem, até formar a sua própria companhia, Necropia, no começo dos anos 80. Dirigiu ainda programas para a TV Mexicana, foi onde aprendeu a fazer filmes. Seu primeiro sucesso foi Cronos, em 1992, filme que ganhou nove prêmios no México e se tornou um sucesso em Cannes. Seguindo o sucesso de Cronos, dirigiu um filme de Hollywood, Mimic (1997) com Mira Sorvino.
Decepcionado com o resultado pobre do filme, retornou ao México, formou a sua produtora, The Tequila Gang, e conquistou a crítica com o filme de horror atmosférico A Espinha do Diabo, uma história de fantasma passada na época da Guerra Civil Espanhola. Del Toro voltou a Hollywood em 2002, para dirigir Blade 2, e, mais tarde, Hellboy, em 2004. Conquistou o estrelato com O Labirinto do Fauno, filme de fantasia sombrio similar a A Espinha do Diabo, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2007.
Filmografia: O Labirinto do Fauno, Helboy, Blade, Não Tenha Medo do Escuro, O Hobbit, O Gato de Botas, Os Olhos de Júlia, Pinóquio, Mama, Frankenstein, A Colina Escarlate.

                                                             By Stela Bagwell